Então vamos a alguns esclarecimentos:
Até 2011, era permitido cursar o primeiro ano (antigo pré e agora primeiro de 9 anos) crianças que completassem 6 anos até 31 de dezembro de 2011. A partir de 2012, essa data de corte passou para 30 de Junho (Estado de SP).
Sendo assim, o sistema antigo funcionava da seguinte forma: crianças que completavam 2 anos no primeiro semestre, ingressavam no Mini Maternal em Fevereiro. Crianças que completavam 2 anos no segundo semestre, ingressavam no Mini Maternal em Agosto.
Como as mudanças já foram determinadas para adequação a partir de 2008, a escola desde 2009 foi adotando outras posturas que modificassem o sistema até então instalado, para que as crianças que não alcançassem a idade até lá, não tivessem que refazer o Jardim 2 (a sequência na ed. infantil é: Mini Maternal, Maternal, Jardim 1 e Jardim 2).
Foi aí que surgiu o B5. Como uma alternativa para que essas crianças que teriam que esperar o próximo ano, não precisassem permanecer no B4 por um período muito longo. E, além disso, como a maturidade era favorável, estas aprendessem algumas "novidades" visando a autonomia e a internalização de regras (como andar em fila, higiene de mãos e escovação, refeição nas mesas e não mais em cadeirões, etc), que já fazem parte do planejamento do Mini Maternal.
Desde 2010, os alunos que completam 2 anos no segundo semeste, são gradativamente, encaminhados para o B5 a partir de Julho. Quando chega em Fevereiro do ano seguinte, o B5 fecha e reabre novamente em Julho para a nova turma que virá.
Adotando essa postura, os alunos finalizam o Jardim 2 com a idade correta para ingresso no primeiro ano do Ensino Fundamental. As sequência pedagógia não é interrrompida e o grupo de amigos permanece o mesmo, oferecendo segurança e tranquilidade a pais e alunos.
Algumas crianças ainda não se enquadraram nesse esquema para 2012 e 2013. Porém, a direção pedagógica da escola solucionou a questão criando, provisoriamente, para esses 2 anos, uma nova classe, cuja nomenclatura está sendo estudada, para que os alunos que não alcançarem a idade não tenham que refazer o Jardim 2. Sendo assim, todos aqueles que terminarem o Jardim 2 em 2011 e 2012 e ainda não tiverem idade para ingressar no primeiro ano, serão encaminhados para essa nova turma, com material e sala diferentes daqueles usados no Jardim 2, para que as experiências sejam realizadas de maneira saudável e criativa.
Portanto, caros pais, fiquem tranquilos que a Escola Pé Pequeno já está enquadrada na categoria de escolas que vêm adotando a postura correta no que concerne a legislação vigente. Um exemplo disso foi o comentário registrado no livro de visitas da Supervisora de Ensino da nossa região, elogiando as condutas tomadas e a preocupação que a Escola sempre teve em oferecer o que há de melhor para o desenvolvimento de seus alunos.
Um abraço,
Priscila
Só para complementar, vale ressaltar que a alfabetização deverá ocorrer só no Primeiro Ano do Ensino Fundamental. Antes disso não é esperado que a criança já seja capaz de ler e escrever.
ResponderExcluir