Total de visualizações de página

Bem-vindo ao Blog do Berçário Pé Pequeno!

Criamos este espaço para que nossos papais, mamães, colaboradores e demais interessados
possam trocar informações sobre o desenvolvimento dos bebês, rotina escolar, assuntos relacionados
ao universo infantil e tudo mais que surgir de inquietação, dúvida, medo, alegria, felicidade, etc, etc, etc...

Ah, você ainda não conhece o Pé Pequeno?
A hora é agora! Entre no site www.passoseguro.com.br e conheça essa querida Escola, instalada há 23 anos no bairro da Mooca, em São Paulo-SP que, ao longo desses anos, tornou-se referência em Ed. Infantil na região.

Não hesite em postar seus comentários. Basta clicar em Nome/URL, digitar o seu nome, e postar.
Vale salientar que para postar comentários você precisa usar um navegador mais avançado, como
Mozilla, Forefox, Google Chrome. O Internet Explorer não suporta.

Todos os comentários são muito bem vindos!

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Sobre os amigos imaginários

Publicado em: 02/09/2011
Fechamos a semana com o retorno do frio. E a previsão do tempo não é muito animadora para o final de semana, mas ainda assim, podemos aproveitá-lo de diversas formas com os nossos filhos! Usem a criatividade. Vejam que legal esse vídeo:
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI260689-15162,00-BEBES%20TAMBEM%20FAZEM%20ARTE.html
E hoje vou falar de um tema que uma de nossas mamães pediu: amigos imaginários.
Em torno de 3/4 anos, é comum as crianças criaresm os tais "amigos imaginários". Este é um forte indício de que a criança está desenvolvendo a imaginação, que até então é muito concreta.
O grande medo dos pais é até que ponto seus filhos não vão se perder nessa fantasia e assim, perder a noção de realidade.
Bem, aos 3 anos de idade, uma criança ainda não consegue muito bem manter separada a realidade dos desejos. Tudo aquilo que não é muito bem aceito socialmente, todos os objetos de desejo dela, todos os sentimentos agressivos que a assolam (como o ódio, a inveja, a mentira) podem ser tranquilamente imputados nos amigos imaginários. È um recurso elaborado que ela criou para lidar com todas essas questões.
O ideal é que a criança faça essas explorações e descobertas, livre da intromissão dos pais. "Essa intrusão vai diminuir a capacidade infantil da descoberta do mundo por sua própria conta e risco" (Brazelton em: Momentos Decisivos do Desenvolvimento Infantil).
Brazelton completementa, dizendo que:
"Do ponto de vista emocional, os amigos imaginários podem servir a um importante objetivo. Eles oferecem à criança uma maneira segura de descobrir aquilo que ela deseja ser. Ela pode dominar esses amigos, pode controlá-los, pode ser  boa ou má com segurança, graças à existência deles. Através deles, ela pode identificar-se com as crianças que lhe assoberbam. Pode, com segurança, "tornar-se" outra criança. Pode também identificar-se com cada um dos pais, fazendo-o sob o seguro disfarce desses amigos imaginários. Pode tentar ver-se no papel de homem ou mulher. Pode vivenciar todos os aspectos da sua personalidade. Este é um dos modos através dos quais, uma criança de quatro ou cinco anos vai, aos poucos, encontrando a sua identidade."
Fique atento apenas quando ela preferir a solidão aos amigos reais. Se vocês começarem a perceber que ela está se recusando a participar de atividades sociais, escolares, familiares é a hora de procurar ajuda.

Bom final de semana,

Publicado por: Priscila Zunno Bocchini

Nenhum comentário:

Postar um comentário