Total de visualizações de página

Bem-vindo ao Blog do Berçário Pé Pequeno!

Criamos este espaço para que nossos papais, mamães, colaboradores e demais interessados
possam trocar informações sobre o desenvolvimento dos bebês, rotina escolar, assuntos relacionados
ao universo infantil e tudo mais que surgir de inquietação, dúvida, medo, alegria, felicidade, etc, etc, etc...

Ah, você ainda não conhece o Pé Pequeno?
A hora é agora! Entre no site www.passoseguro.com.br e conheça essa querida Escola, instalada há 23 anos no bairro da Mooca, em São Paulo-SP que, ao longo desses anos, tornou-se referência em Ed. Infantil na região.

Não hesite em postar seus comentários. Basta clicar em Nome/URL, digitar o seu nome, e postar.
Vale salientar que para postar comentários você precisa usar um navegador mais avançado, como
Mozilla, Forefox, Google Chrome. O Internet Explorer não suporta.

Todos os comentários são muito bem vindos!

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Notícias do dia! 23.08.11

Publicado em: 23/08/2011
Além dos vários emails de boas vindas que encheram o meu coração de alegria, hoje fui presenteada com 2 emails que me emocionaram.
O primeiro foi o relato de uma mãe que, com a autorização dela, vou postar aqui:
"Que bom ouvir de você toda esta história do cocô.  Sabe eu já fui “tia” do antigo maternal (01 a 04 anos) há muito tempo, mas é melhor deixar esta parte pra lá...rsrsr..  eu tinha uma aluninha que o intestino era preso demais e ai a mãe dizia:”hoje ela está muito irritada, não consegue ir ao banheiro há 04 dias”. Imagina só... ai eu comecei a perguntar se ela não queria ir ou se ela tinha medo de algo, foi ai que identifiquei exatamente o que vc falou: para onde ele vai? Ele é meu? Porque saiu de mim? E ai, pasme Priscila, mas eu cheguei a colocar bandeirinha no cocô como se fosse um barquinho e dar tchau e fazer a maior festa para a “super viagem” do cocô... a mãe da criança ficou abismada rsrrs conclusão: ela começou a ir ao banheiro dia sim dia não com exceção dos finais de semana rsrsr até a mãe se conscientizar e conversar sobre com a criança... rsrsr é Freud!!! Rsrsr"
Pois é, a tia Pri aqui surpreendeu vocês com toda essa história de cocô e agora vem essa mamãe e surpreendeu a tia Pri com toda a sua dedicação. Que bonito! Tenho certeza que muita coisa mudou na vidinha dessa menina depois que essa Tia esteve disposta a ajudá-la. Lindo de viver! Parabéns, mamãe!
O outro email dizia o seguinte:
"Boa tarde Priscila,
é muito prazeroso  ler suas dicas, notícias do dia e sentir sua empolgação e prazer no retorno ao trabalho.
Sentir sua satisfação e alegria profissional me faz refletir em muitas coisas...E uma delas é que o trabalho edifica o "homem" onde a rotina também significa disciplina (o que seria da humanidade se não houvessem a disciplina, as regras...? Nada em exagero, rsrsrsrs), é com alegria, prazer e satisfação em tudo que se faz (seja no trabalho, em casa, nas férias, enfim...) que você consegue dar magia, superar as dificuldades, o cansaço e ainda transmitir otimismo. Isso não é para qualquer um não. Somente pessoas muito especias conseguem isso.
Então as palavras chaves são: alegria, superação, satisfação, magia, empolgação e prazer.
Parabéns!!!!
Um excelente retorno as suas atividades profissionais!!!!"
Que lindo! Preciso falar que meus olhos se encheram de lágrimas? Não só pelos elogios, mas principalmente por conseguir passar pra vocês exatamente o que sinto, penso e vivo. Obrigada, mamãe!
Agradeço demais o carinho de todos vocês para comigo, tias e equipe como um todo. Como disse pra uma mamãe hoje em resposta ao email dela, "Acho q a vida é uma troca, se distribuímos sorrisos, sorrisos são devolvidos. Se desejamos bom dia ao entrar no elevador, ele será respondido, mesmo por aquele que nunca deseja pela primeira vez pra ninguém.
Com as crianças é a mesma coisa, só que ainda mais espontâneo. Se amamos, eles nos retribuem com amor. Incondicional. Existe coisa melhor?"

E o dia de hoje foi de festa. Tivemos o aniversário de um coleguinha do B5 que foi comemorado advinhem com qual decoração? Patati Patatá! (Esses dois descobriram uma mina de ouro. E nós pais, só fazemos é brotar mais e mais moedinhas pra eles....kkkkkkkkkk)
Todos curtiram muito e comeram bolo até não poder mais. Ainda bem que foi depois do almoço..rsrsrsrsrs
As adaptações foram ótimas, inclusive nossa pequena que chorou ontem do B4, hoje parecia uma princesa. Como é bom vê-los se vinculando e se relacionando na escola. E a mamãe mais tranquila, claro.
Também fiquei sabendo que nasceu o irmãozinho de mais um de nossos baixinhos. Parabéns mamãe, papai e irmão! Que o pequenino venha pra trazer ainda mais alegria na vida de vocês.
E por falar em irmão, uma de nossas mamães está meio em apuros com a chegada da irmã e o ciume do mais velho. Pensando nisso, resolvi falar um pouco hoje sobre a "capacidade de se preocupar".
Exite um autor, que se chama Bowlby, que escreveu um livro clássico na psicologia do desenvolvimento chamado "Formação e rompimento dos laços afetivos".
Pois bem, ele diz que as crianças até os 3 anos de idade ainda não desenvolveram a capacidade de se preocupar com o outro. Até essa idade ainda é uma fase muito delicada, que deve ser observada de perto, pois nos casos mais complicado pode levar a comportamentos anti-sociais. Aproximadamente aos 3 anos, a criança passa a adquirir essa capacidade e a estabelecer uma outra relação com o outro, que é justamente quando desaparecem os problemas como mordidas, disputas com tapas e empurrões e coisas do tipo. Por esse motivo, quando alguém vem me perguntar quando é a idade melhor pra pensar em um irmão, eu sempre falo que se puder esperar o outro estar com 3 aninhos ou que já tenha 3 anos completos quando o irmão nascer, vale a pena. Justamente porque os ciúmes tentem a diminuir, sendo substituidos por sentimentos de carinho, apego, afeição.
O mesmo autor salienta que até os 3 anos, quato menos o filho se separar da mãe por um longo período de tempo (dias seguidos e não horas), melhor. Pois também é nessa fase que se desenvolve a segurança afetiva. Pais que se ausentam dos filhos por vários dias (seja por viagens, motivos médicos, etc) podem gerar uma insegurança no que diz respeito a "será que eles vão voltar?".
E realmente, aos 3 anos tudo muda. Eles ficam mais independentes ainda, pedem pra dormir na avó, passear com a tia. Não se importam se ficamos fora alguns dias, pois já estabeleceram dentro deles a tranquilidade de que vamos retornar.
Sendo assim, papais e mamães com filhos de idades próximas, não se desesperem. Faz parte do desenvolvimento e logo vai passar. Tenham paciência com os mais velhos e procurem manter sempre um diálogo afetivo com eles. Esse é sempre o melhor caminho.
Até amanhã,

Publicado por: Priscila Zunno Bocchini

Nenhum comentário:

Postar um comentário