Total de visualizações de página

Bem-vindo ao Blog do Berçário Pé Pequeno!

Criamos este espaço para que nossos papais, mamães, colaboradores e demais interessados
possam trocar informações sobre o desenvolvimento dos bebês, rotina escolar, assuntos relacionados
ao universo infantil e tudo mais que surgir de inquietação, dúvida, medo, alegria, felicidade, etc, etc, etc...

Ah, você ainda não conhece o Pé Pequeno?
A hora é agora! Entre no site www.passoseguro.com.br e conheça essa querida Escola, instalada há 23 anos no bairro da Mooca, em São Paulo-SP que, ao longo desses anos, tornou-se referência em Ed. Infantil na região.

Não hesite em postar seus comentários. Basta clicar em Nome/URL, digitar o seu nome, e postar.
Vale salientar que para postar comentários você precisa usar um navegador mais avançado, como
Mozilla, Forefox, Google Chrome. O Internet Explorer não suporta.

Todos os comentários são muito bem vindos!

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Sobre a retirada da mamadeira!

Esta dica foi enviada aos pais em Junho, mas achei interessante compartilhar aqui no nosso blog.

Atendendo a pedidos de uma de nossas mamães, vai a sugestão sobre a retirada de mamadeiras.
Primeiramente, o ideal é o seu filho estar tomando no máximo 2 mamadeiras por dia. Quando acorda e quando vai dormir.
Em segundo lugar, ele precisa estar tomando tudo (exceto leite) já no copinho de transição (de preferência copo com canudo ou squeeze). Se ele ainda usa mamadeira para sucos e água, após os 6 meses já pode começar a inserir o copo de transição para esses dois. E só um tempo depois pensar em tirar a mamadeira de leite. Pra não mudar tudo de uma só vez.
A retirada da mamadeira pode ser feita a qualqer momento após os 10 meses de idade, quando a necessidade de sucção já foi sanada. Porém, a mamadeira, muitas vezes, tem uma conotação afetiva, assim como a chupeta. E não pode ser retirada bruscamente. Daí a introdução dos copos de transição e depois da mamadeira de transição apenas para o leite.
A mamadeira de transição nem sempre é aceita por eles. Temos que considerar essa premissa e,  nesses casos, esperar mais um pouco.
Seria legal se o seu bebê já estivesse segurando o "tetê" sozinho, pois nesse caso se exclui a relação de amamentação que se estabelece entre aquele que o segura para mamar e o ato de mamar em si. Muitas vezes, a criança gosta de mamar por estar sendo segurada pela mãe, olhando no rostinho dela, fazendo rolinhos em seus cabelos... é ainda um momento muito intimo mãe e filho (como na amamentação/peito). Se ela já segura a mamadeira sozinha pra mamar é sinal que essa relação já foi encerrada e a mamadeira passa a ser apenas fonte de alimento. Aí tudo fica mais fácil.
Eu indico a mamadeira de transição da MAM. Tem 2 modelos, uma com o bico branco com 3 furos e outra com o bico na cor da mamadeira (rosa ou azul) com apenas 1 furo.  O interessante é que os bicos são bem mais rigidos que os de silicone e aí é que entra a transição.



Se você for optar por fazer a transição partindo dessas sugestões, siga os seguintes passos:

1 - Entre os 6 e 8 meses ofereça copinhos de transição para suco e água. Recomendo os da NUK:





2 - Quando perceber que seu filho já está segurando os copos e sugando canudos, substitua esses copos por copos com canudo ou squeeze. Recomendo os seguintes da Munchkin:

3 - Quando seu filho já estiver mamando o leite sem o seu auxílio para segurar a mamadeira e sem a necessidade de estar no colo, é chegada a hora de pensar em retirar a mamadeira e introduzir a mamadeira de transição para leite, acima citada.

Se em algum desses passos ele não corresponder à expectativa, não tem problema. Espere mais um pouco. Cada criança é uma criança e deve ser observada individualmente.

Espero ter ajudado!

Até mais,

Priscila

Nenhum comentário:

Postar um comentário