Total de visualizações de página

Bem-vindo ao Blog do Berçário Pé Pequeno!

Criamos este espaço para que nossos papais, mamães, colaboradores e demais interessados
possam trocar informações sobre o desenvolvimento dos bebês, rotina escolar, assuntos relacionados
ao universo infantil e tudo mais que surgir de inquietação, dúvida, medo, alegria, felicidade, etc, etc, etc...

Ah, você ainda não conhece o Pé Pequeno?
A hora é agora! Entre no site www.passoseguro.com.br e conheça essa querida Escola, instalada há 23 anos no bairro da Mooca, em São Paulo-SP que, ao longo desses anos, tornou-se referência em Ed. Infantil na região.

Não hesite em postar seus comentários. Basta clicar em Nome/URL, digitar o seu nome, e postar.
Vale salientar que para postar comentários você precisa usar um navegador mais avançado, como
Mozilla, Forefox, Google Chrome. O Internet Explorer não suporta.

Todos os comentários são muito bem vindos!

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Percepção Corporal - como estimular?

Nas últimas quatro semanas, trabalhamos os 5 sentidos no B5. Como vocês puderam ver em algumas fotos da nossa galeria do mês anterior, eles trabalharam além dos sentidos, a corporalidade. Como assim?
Bem, enquanto estimulávamos o paladar, explicávamos pra eles que é através da língua que temos os sabores das coisas. Então eles experimentavam o sabor doce, salgado, azedo, amargo. Enquanto trabalhávamos a audição, através dos sons, eles procuravam figuras de orelhas nas revistas. E por aí foi.
Esta semana começamos o mesmo trabalho com o B4. E eles estão adorando!

Nomear as partes do corpo é uma prática muito importante para o desenvolvimento dos pequenos. Desde bem pequenos, enquanto estamos dando banho, é interessante cantarmos músicas sobre as partes do corpo, nomear o que está sendo lavado (eu costumava cantar uma música do Cartola que adaptei pros meus filhos na hora do banho: "ensaboa mulata ensaboa, ensaboa, tô ensaboando... tô lavando o pescocinho, tô lavando o peitinho, tô lavando o narizinho, tô lavando o pezinho, ensaboa mulata, ensaboa, ensaboa, tô ensaboando" - e assim falava todas as partes do corpo);. Essa noção corporal que eles vão adquirindo não é só divertida e gostosa, mas benéfica até mesmo para o futuro desses Pés Pequenos. Afinal, um anoréxico tem a percepção corporal distorcida, não é mesmo?

Com a chegada do dia das crianças, vou passar uma dica para vocês que vai ajudar bastante nas estimulações voltadas para este foco. Além de divertir e muito a criançada (e os pais que curtem brincar com os filhos):
Sr. Cabeça de Batata ou Mr. Potato Head (em inglês).
Esse bonecos são sensacionais! Através deles as crianças aprendem diversas palavras novas e podem experimentar colocar a boca no olho, o nariz na boca... e cair na gargalhada!
E não reprimam sua criatividade. Deixem que eles explorem ao máximo. E depois, se quiserem, podem falar:
Eita! Olha pra mamãe, é aí que está a boca dela?
Eles mesmos têm que decobrir o que está fora do lugar...

E hoje tem tantos modelos deles, que dá vontade de ter um de cada. Frutas e legumes, homem aranha, buzzlightyear, affff. Haja verdinhas, como diz uma das mamães!

E pra encerrar as notícias de hoje, comento do aniversário que tivemos no B5.
Lindo, maravilhoso! Tava tudo uma delícia. Parabéns!

Até amanhã,
Priscila

Nenhum comentário:

Postar um comentário