Total de visualizações de página

Bem-vindo ao Blog do Berçário Pé Pequeno!

Criamos este espaço para que nossos papais, mamães, colaboradores e demais interessados
possam trocar informações sobre o desenvolvimento dos bebês, rotina escolar, assuntos relacionados
ao universo infantil e tudo mais que surgir de inquietação, dúvida, medo, alegria, felicidade, etc, etc, etc...

Ah, você ainda não conhece o Pé Pequeno?
A hora é agora! Entre no site www.passoseguro.com.br e conheça essa querida Escola, instalada há 23 anos no bairro da Mooca, em São Paulo-SP que, ao longo desses anos, tornou-se referência em Ed. Infantil na região.

Não hesite em postar seus comentários. Basta clicar em Nome/URL, digitar o seu nome, e postar.
Vale salientar que para postar comentários você precisa usar um navegador mais avançado, como
Mozilla, Forefox, Google Chrome. O Internet Explorer não suporta.

Todos os comentários são muito bem vindos!

terça-feira, 25 de outubro de 2011

O Brincar e o Brinquedo!

Alguns pais têm me solicitado informações sobre o brincar. Então vamos lá:


Os estágios do brincar, segundo Winnicott:

1) O bebê e o objeto são fundidos um no outro. A visão que o bebê tem do objeto é subjetiva e a mãe se orienta no sentido de tornar concreto aquilo que o bebê está pronto a encontrar. 
2) O objeto é repudiado, aceito de novo e objetivamente percebido. Esse processo complexo é altamente dependente da mãe ou figura materna preparada para participar e devolver o que é abandonado
(Isso significa que a mãe se acha num permanente oscilar entre ser o que o bebê tem capacidade de encontrar e alternativamente, ser ela própria, aguardando ser encontrada). 
3) O estágio seguinte é ficar sozinho, na presença de alguém. A criança está brincando agora com base na suposição de que a pessoa a quem ama e que, portanto, é digna de confiança, e lhe dá segurança, está disponível e permanece disponível quando é lembrada, após ter sido esquecida. Essa pessoa é sentida como se refletisse de volta do que acontece no brincar. 
4) Neste último estágio, onde se permite fruir uma superposição de suas áreas de brincadeira. Em primeiro lugar, é a mãe quem brinca com o bebê, mas com cuidado suficiente para ajustar-se às suas atividades lúdicas. Mais cedo ou mais tarde, ela introduz seu próprio brincar e descobre como é variável a capacidade dos bebês de aceitar ou não a introdução de idéias que não lhes são próprias. Dessa maneira, está preparado o caminho para um brincar conjunto num relacionamento. 
 

Os brinquedos:
 
- No primeiro mês de vida: móbiles, espelho, música e brinquedos que ofereçam contraste de cores.
 
- 1 a 6 meses: Objetos presos ao berço (com movimento, cor e som), móbiles, chocalhos, brinquedos de apertar, bola pequena, fantoches e marionetes, bichos de borracha e blocos plásticos. 

 
- 7 a 12 meses: Brinquedos que encorajem a criança a alcançar, agarrar, puxar, empurrar, sinos, chocalhos, objetos musicais com diferentes sons, caixa surpresa com diferentes objetos, quebra-cabeça grande, blocos coloridos, marionetes, fantoches, bola, túnel, telefone, instrumentos musicais, carrinho para empurrar.
 
- 1 a 2 anos: Jogos de empilhar, encaixar, empurrar, apertar, pular, livros, música, massa de modelar, giz de cera, tintas, areia, argila, utensílios domésticos, bola, triciclo, brincadeiras com água, jogos de memória, quebra, cabeça e casa de boneca.
Abraços,
Priscila Zunno Bocchini 

Nenhum comentário:

Postar um comentário