Os estágios do brincar, segundo Winnicott:
•1) O bebê e o objeto são fundidos um no outro. A visão que o bebê tem do objeto é subjetiva e a mãe se orienta no sentido de tornar concreto aquilo que o bebê está pronto a encontrar.
•2) O objeto é repudiado, aceito de novo e objetivamente percebido. Esse processo complexo é altamente dependente da mãe ou figura materna preparada para participar e devolver o que é abandonado
(Isso significa que a mãe se acha num permanente oscilar entre ser o que o bebê tem capacidade de encontrar e alternativamente, ser ela própria, aguardando ser encontrada).
•3) O estágio seguinte é ficar sozinho, na presença de alguém. A criança está brincando agora com base na suposição de que a pessoa a quem ama e que, portanto, é digna de confiança, e lhe dá segurança, está disponível e permanece disponível quando é lembrada, após ter sido esquecida. Essa pessoa é sentida como se refletisse de volta do que acontece no brincar.
•4) Neste último estágio, onde se permite fruir uma superposição de suas áreas de brincadeira. Em primeiro lugar, é a mãe quem brinca com o bebê, mas com cuidado suficiente para ajustar-se às suas atividades lúdicas. Mais cedo ou mais tarde, ela introduz seu próprio brincar e descobre como é variável a capacidade dos bebês de aceitar ou não a introdução de idéias que não lhes são próprias. Dessa maneira, está preparado o caminho para um brincar conjunto num relacionamento.
Os brinquedos:
•
- No primeiro mês de vida: móbiles, espelho, música e brinquedos que ofereçam contraste de cores.
- No primeiro mês de vida: móbiles, espelho, música e brinquedos que ofereçam contraste de cores.
•
- 1 a 6 meses: Objetos presos ao berço (com movimento, cor e som), móbiles, chocalhos, brinquedos de apertar, bola pequena, fantoches e marionetes, bichos de borracha e blocos plásticos.
•
- 7 a 12 meses: Brinquedos que encorajem a criança a alcançar, agarrar, puxar, empurrar, sinos, chocalhos, objetos musicais com diferentes sons, caixa surpresa com diferentes objetos, quebra-cabeça grande, blocos coloridos, marionetes, fantoches, bola, túnel, telefone, instrumentos musicais, carrinho para empurrar.
•
- 1 a 2 anos: Jogos de empilhar, encaixar, empurrar, apertar, pular, livros, música, massa de modelar, giz de cera, tintas, areia, argila, utensílios domésticos, bola, triciclo, brincadeiras com água, jogos de memória, quebra, cabeça e casa de boneca.
Abraços,
Priscila Zunno Bocchini
Nenhum comentário:
Postar um comentário