Total de visualizações de página

Bem-vindo ao Blog do Berçário Pé Pequeno!

Criamos este espaço para que nossos papais, mamães, colaboradores e demais interessados
possam trocar informações sobre o desenvolvimento dos bebês, rotina escolar, assuntos relacionados
ao universo infantil e tudo mais que surgir de inquietação, dúvida, medo, alegria, felicidade, etc, etc, etc...

Ah, você ainda não conhece o Pé Pequeno?
A hora é agora! Entre no site www.passoseguro.com.br e conheça essa querida Escola, instalada há 23 anos no bairro da Mooca, em São Paulo-SP que, ao longo desses anos, tornou-se referência em Ed. Infantil na região.

Não hesite em postar seus comentários. Basta clicar em Nome/URL, digitar o seu nome, e postar.
Vale salientar que para postar comentários você precisa usar um navegador mais avançado, como
Mozilla, Forefox, Google Chrome. O Internet Explorer não suporta.

Todos os comentários são muito bem vindos!

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Desfralde - uma conquista deles e não nossa!

Hoje recebi um e-mail de uma mamãe que veio falar comigo na semana passada sobre o processo desfralde da filha, aluna do B5.
Uma das frases dela me chamou atenção: "Tenho procurado estimular, levá-la, pro banheiro comigo, com as priminhas dela, mas o resultado no penico ainda não consegui, ou melhor, ela nao conseguiu (Apesar de saber que a conquista é dela, também me sinto a prova)."


É sempre muito interessante quando falamos desse assunto.
Todo um programa de desfralde foi elaborado desde que o berçário começou a ajudar no desfralde dos pequenos, de forma que os pais recebessem o maior apoio possível e entendessem as implicações desse processo na vida das crianças hoje e amanhã.
As berçaristas receberam treinamento, uma cartilha passo a passo foi elaborada, os pais passam por orientações antes, durante e depois. Tudo na tentativa de minimizar os sofrimentos (quer sejam eles físícos, psicológicos, emocionais, sociais) de pais e filhos.
Muito bem! Ao longo desses dois anos realizando este trabalho, deparo-me sempre com os mesmos medos, conflitos, estresses, preocupações. E uma das coisas que mais chamam atenção é a sensação de fracasso da mãe, quando esta encontra dificuldades pela frente.

Lembremos uma coisa muito importante: A conquista é dele(a) e não sua, mamãe! 
Portanto, não encare a dificuldade como sua. Ser uma boa mãe vai além de conseguir ou não desfraldar o filho logo. Essa é só mais uma peça do quebra-cabeças sem fim que temos que montar ao longo da vidinha dos nossos filhos.
A principal orientação é que você observe seu filho. Veja se ele está pronto para isso (na orientação e na cartilha explicamos melhor o que significa estar pronto - a escola disponibiliza a cartilha para os alunos e para os pais da comunidade, basta solicitarem na portaria) e também se você está pronta para encarar os desafios e o fato de que ele deixará de ser bebê. O desfralde deve ocorrer entre os 2 e 3 anos, então o intervalo é longo. Se não for com 2, pode ser com 2 e 3 meses, ou 2 e 6 meses... Ambos estando prontos, basta seguir as orientações que tudo vai se resolvendo. Mais uma vez, é preciso ter paciência e perseverança!

Seguem abaixo, algumas dicas interessantes sobre o tema:
Esta é a capa do livro do Dr. Brazelton que eu recomendo sempre para leitura antes de iniciar o desfralde. É a base de todo o nosso trabalho:



Mais uma capa de livro, agora de leitura infantil, para que papais e bebês leiam juntos:



Um modelo de redutor da Nuk (para ser usado apenas para quem já completou o processo de desfralde, pois durante o processo recomenda-se o uso de penico), que é a solução para as viagens e passeios públicos:



Boa sorte a todos vocês,

Priscila

Nenhum comentário:

Postar um comentário