Total de visualizações de página

Bem-vindo ao Blog do Berçário Pé Pequeno!

Criamos este espaço para que nossos papais, mamães, colaboradores e demais interessados
possam trocar informações sobre o desenvolvimento dos bebês, rotina escolar, assuntos relacionados
ao universo infantil e tudo mais que surgir de inquietação, dúvida, medo, alegria, felicidade, etc, etc, etc...

Ah, você ainda não conhece o Pé Pequeno?
A hora é agora! Entre no site www.passoseguro.com.br e conheça essa querida Escola, instalada há 23 anos no bairro da Mooca, em São Paulo-SP que, ao longo desses anos, tornou-se referência em Ed. Infantil na região.

Não hesite em postar seus comentários. Basta clicar em Nome/URL, digitar o seu nome, e postar.
Vale salientar que para postar comentários você precisa usar um navegador mais avançado, como
Mozilla, Forefox, Google Chrome. O Internet Explorer não suporta.

Todos os comentários são muito bem vindos!

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Sobre a chegada de um irmão


Hoje quero falar com vocês sobre um assunto muito pertinente:
O fato de entregar um presente ao irmão mais velho quando o mais novo nasce, dizendo que este trouxe para ele(a). Quem já fez isso? Quem já ouvir dizer que foi feito isso?
Procuro sempre dizer que as crianças são mais espertas que pensamos. Que temos que ouvi-las, compreendê-las, respeitá-las. Como podemos fazer isso com uma mentira? Como podemos fazer isso, tentando fazê-las crer que um bebê recém-nascido é capaz de comprar um presente para o irmão (ou trazê-lo das profundezas do ventre materno)?
Quando um irmão chega, este deve ser recebido com festa, alegria, presentes. E o mais velho deve saber disso desde o começo. E se tem alguém que deva ser presenteado, esse alguém é o bebê. Cabe aos pais, explicar ao filho mais velho que quando ele nasceu, também recebeu muitos presentes, muita festa e alegria. E que agora é a vez do irmão. E por que não mostrar as fotos do nascimento dele que comprovam tal fato?
O irmão mais velho sim, poderá escolher um presente para levar para o caçula na maternidade. Este pode ficar incumbido de abrir os pacotes, já que o bebê ainda não consegue. Ele pode ajudá-lo a brincar com os brinquedos, a escolher as roupas pra vestir. Cada coisa no seu lugar.
Por que será que estamos sempre evitando frustrações nos filhos? Nossos filhos precisam sim ser frustrados. O mundo não é cor-de-rosa, com estrelinhas piscando e mágicos da lâmpada para realizar os nossos mais esdrúxulos ou comuns sonhos. E nossos filhos precisam saber disso.
Não há nada de errado em vê-los "cair na real". Para isso existem os 9 meses de gestação. Para isso, podemos levá-los aos ultrassons para ouvir o coração do bebê batendo, pedir ajuda na compra do enxoval, escalá-lo para arrumar o guarda-roupas ou a mala de maternidade do pequeno que vai chegar. Para isso, podemos conversar, ler histórias, explicar como a vida é de verdade. Podemos participá-lo na hora do parto, fazendo-o esperar ansiosamente, junto com a vovó, pela aparição do irmão no vidro do centro obstétrico.
E nós também temos que aceitar que seremos pais de 2. Teremos que dividir nosso tempo, nossa atenção, nosso carinho, nosso colo. Não é um bicho de sete cabeças. Se dermos conta, eles também darão.
O que não podemos é viver num mundo faz de conta. Irmãos brigam, disputam, sentem ciúmes, cuidam, aprendem a dividir, se defendem. Uns mais , outros menos. Muito depende de como administramos os comportamentos dentro de casa, muito depende da personalidade de cada um.
Sei que muitos de vocês ainda pensam em ter um segundo ou terceiro filho. É por esse motivo que vos escrevo. É por esse motivo que encorajo muitos daqueles que só pensam em ter um, em ter mais de um. É por esse motivo que, quando me perguntam, oriento esperar o primeiro estar com 3 anos para o outro nascer.

Certa vez, escrevi uma história infantil que pretendo publicar (se encontrar alguma editora que me queira - rsrsrs) sobre a chegada do irmão. Obviamente que escrevi para o meu Matteo, quando estava grávida do Lucca. Mas essa história já repassei para muitos pais, cujos feedbacks foram muito positivos ao contar para seus filhos.  Quem quiser, é só me pedir que envio por e-mail (priscila@passoseguro.com.br).

Priscila Zunno Bocchini

Nenhum comentário:

Postar um comentário