Total de visualizações de página

Bem-vindo ao Blog do Berçário Pé Pequeno!

Criamos este espaço para que nossos papais, mamães, colaboradores e demais interessados
possam trocar informações sobre o desenvolvimento dos bebês, rotina escolar, assuntos relacionados
ao universo infantil e tudo mais que surgir de inquietação, dúvida, medo, alegria, felicidade, etc, etc, etc...

Ah, você ainda não conhece o Pé Pequeno?
A hora é agora! Entre no site www.passoseguro.com.br e conheça essa querida Escola, instalada há 23 anos no bairro da Mooca, em São Paulo-SP que, ao longo desses anos, tornou-se referência em Ed. Infantil na região.

Não hesite em postar seus comentários. Basta clicar em Nome/URL, digitar o seu nome, e postar.
Vale salientar que para postar comentários você precisa usar um navegador mais avançado, como
Mozilla, Forefox, Google Chrome. O Internet Explorer não suporta.

Todos os comentários são muito bem vindos!

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Reflexões sobre o tempo


És um senhor tão bonito
Quanto a cara do meu filho
Tempo tempo tempo tempo
Vou te fazer um pedido
Tempo tempo tempo tempo...
Compositor de destinos
Tambor de todos os rítmos
Tempo tempo tempo tempo
Entro num acordo contigo
Tempo tempo tempo tempo...
Por seres tão inventivo
E pareceres contínuo
Tempo tempo tempo tempo
És um dos deuses mais lindos
Tempo tempo tempo tempo...
Que sejas ainda mais vivo
No som do meu estribilho
Tempo tempo tempo tempo
Ouve bem o que te digo
Tempo tempo tempo tempo...
Peço-te o prazer legítimo
E o movimento preciso
Tempo tempo tempo tempo
Quando o tempo for propício
Tempo tempo tempo tempo...
De modo que o meu espírito
Ganhe um brilho definido
Tempo tempo tempo tempo
E eu espalhe benefícios
Tempo tempo tempo tempo...
O que usaremos prá isso
Fica guardado em sigilo
Tempo tempo tempo tempo
Apenas contigo e comigo
Tempo tempo tempo tempo...
E quando eu tiver saído
Para fora do teu círculo
Tempo tempo tempo tempo
Não serei nem terás sido
Tempo tempo tempo tempo...
Ainda assim acredito
Ser possível reunirmo-nos
Tempo tempo tempo tempo
Num outro nível de vínculo
Tempo tempo tempo tempo...
Portanto peço-te aquilo
E te ofereço elogios
Tempo tempo tempo tempo
Nas rimas do meu estilo
Tempo tempo tempo tempo...
Quem conhece essa música do Caetano Veloso? Linda, não é mesmo?
Vocês sabiam que os gregos antigos tinham duas palavras para o tempo?
Uma khronos, que referia-se ao tempo cronológico, ou sequencial, o tempo que se mede.
A outra kairos, que representava um momento indeterminado no tempo em que algo especial acontece, a experiência do momento oportuno. A palavra kairos é também usada na teologia para descrever a forma qualitativa do tempo.
Obviamente que, cada vez que penso nisso, coloco-me a refletir sobre a vida. Sobre o quantum de tempo kairos vivencio cada dia da minha vida. Ou melhor, quais dos dois tempos eu consigo sentir mais presente no meu dia-a-dia.
Aí vou longe, penso nas coisas que faço, no meu trabalho, na minha família, na minha casa, nos meus amigos. Será que vivencio muitos kairos com eles? Será que o peixe que fiz de janta ontem, reponsável por reunir todos à mesa na hora do jantar, transformou o horário do jantar (19:00) em um momento especial?
E os bebês com quem convivemos? Observo na minha equipe um quantum de kairos, durante os khronos de alimentação, trocas, banhos, estimulaçoes?
Chego a conclusão que tudo é uma questão de prisma. O que pode ser um tempo qualitativo pra mim pode não ser pra você. Isso envolve valores, crenças, disponibilidade. 
Muitas vezes, ouço em visitas: Nossa, como você consegue trabalhar assim, com tanto barulho, tanta criança?
E pra mim isso é prazeroso. Amo o que faço. Esse tempo com as crianças pra mim é muito mais qualitativo que quantitativo. E para aquele que pergunta, provavelmente não. Ele prefere ficar ao telefone ou dirigindo. 
Lembrei-me do Pequeno Príncipe que falava assim:
"Mostrei minha obra-prima às pessoas grandes e perguntei se o meu desenho lhes fazia medo. Responderam-me: Por que é que um chapéu faria medo? Meu desenho não representava um chapéu. Representava uma jibóia digerindo um elefante.
Desenhei então o interior da jibóia, a fim de que as pessoas grandes pudessem compreender."

E você? Na sua vida, você consegue enxergar mais khronos ou kairos? Consegue ver as jibóias que engolem elefantes ou só enxergam os chapéus?
Faça um balanço. Veja se não está na hora de mudar. De quebar a rotina, de experimentar coisas novas.
Essa é a minha mensagem de hoje.
Priscila Zunno Bocchini

Nenhum comentário:

Postar um comentário