Total de visualizações de página

Bem-vindo ao Blog do Berçário Pé Pequeno!

Criamos este espaço para que nossos papais, mamães, colaboradores e demais interessados
possam trocar informações sobre o desenvolvimento dos bebês, rotina escolar, assuntos relacionados
ao universo infantil e tudo mais que surgir de inquietação, dúvida, medo, alegria, felicidade, etc, etc, etc...

Ah, você ainda não conhece o Pé Pequeno?
A hora é agora! Entre no site www.passoseguro.com.br e conheça essa querida Escola, instalada há 23 anos no bairro da Mooca, em São Paulo-SP que, ao longo desses anos, tornou-se referência em Ed. Infantil na região.

Não hesite em postar seus comentários. Basta clicar em Nome/URL, digitar o seu nome, e postar.
Vale salientar que para postar comentários você precisa usar um navegador mais avançado, como
Mozilla, Forefox, Google Chrome. O Internet Explorer não suporta.

Todos os comentários são muito bem vindos!

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Reflexões sobre o cuidar


Cada dia que passa, podemos observar menos pessoas preocupadas com o cuidar. Cuidar da natureza, cuidar dos seus pertences, cuidar do outro.
E como isso está sendo passado para as gerações dos nossos Pés Pequenos? O quanto a criança não está preocupada se o seu livro de poup-ups rasgar, ou se perder a peça do seu brinquedo. A maioria não tem a cultura de fechar a torneira ao escovar os dentes, ou admirar uma planta sem arrancá-la. As mochilas são arrastadas na hora da saída, ficando imundas, rasgadas. Os brinquedos quebrados vão para o lixo e logo são substituídos por outros ainda melhores.
Estamos vivendo uma inversão de valores quando fazemos coleta seletiva, aquecimento a gás mas deixamos a nossa planta morrer de sede nesse clima seco.
E por falar em planta, o projeto de férias do primeiro ano do Passo foi fazer crescer o alpiste da cabeça dos bonecos ecológicos que eles fizeram durante o primeiro semestre. Os alunos tinham que decorar, colocar olhos, regar, cortar cabelo... enfim, deixá-los lindos para o primeiro dia de volta às aulas. 
Obviamente que isso causou um certo empenho e dedicação das crianças (e pais). E um prazer em cuidar de uma planta, por muitos deles. Meu filho, que acompanhei de perto, estabeleceu uma rotina de regar diariamente à noite, pois expliquei pra ele que as plantas só podem ser regadas logo cedo ou à noite, para não "cozinhar" a raiz durante o dia de sol. Quando o cabelo estava bem comprido, ele pediu que eu cortasse e fizemos um "penteado radical". O meu mocinho foi todo feliz para a escola no primeiro dia, munido de seu boneco com boca de zíper e olhos de botão, "como no filme Coraline" - palavras do meu Matteo. 
O Lucca, por sua vez, ao ver o irmão, pediu um igual. Fomos ao Tatuapé Garden e compramos um boneco pra ele. Era o irmão falar de regar, lá estava o Lucca, com o regador na mão.
Vocês assistiram "Corrente do bem"? Acho que é mais ou menos por aí.
Com isso, acredito que a escola me ajudou a fortalecer alguns valores importantes para os meus filhos. Mas mesmo assim, ainda acho que a maior responsabilidade é minha. Sou eu quem tenho que ensinar a cuidar... seja da planta, da água do nosso planeta, do cachorro, dos brinquedos, das pessoas ou da parede do quarto. Eu que tenho que passar valores de vida, de respeito, de preservação e até mesmo financeiros.
A era é da descartabilidade. Operadoras de celular ligam a cada 12 meses oferecendo novos aparelhos, e o que fazemos com os antigos? Lixo. Agora DVD não vale mais nada, a bola da vez é o Blu Ray. Brinquedos, filmes, jogos, estão tão disponíveis que compramos um novo a cada visita ao mercado. Hot Wheels então, nem se fale. É presente de padaria, que aliás, está montando uma verdadeira vitrine de atrativos para que nossos filhos nos convençam a comprar. O pão mesmo, esquecemos. 2 mochilas por ano, vários tênis e pares de sapatos. "Comeu, comeu, não comeu, lixo". Quantas vezes já não ouvi essa frase. E por aí vai...
É pra pensarmos sobre tudo isso que escrevo hoje. E, quem sabe, tentar mudar um pouquinho o mundo que vivemos, preparando nossos filhos para uma sociedade de respeito, de cuidado e de valor humano.

Priscila Zunno Bocchini

Nenhum comentário:

Postar um comentário