Total de visualizações de página

Bem-vindo ao Blog do Berçário Pé Pequeno!

Criamos este espaço para que nossos papais, mamães, colaboradores e demais interessados
possam trocar informações sobre o desenvolvimento dos bebês, rotina escolar, assuntos relacionados
ao universo infantil e tudo mais que surgir de inquietação, dúvida, medo, alegria, felicidade, etc, etc, etc...

Ah, você ainda não conhece o Pé Pequeno?
A hora é agora! Entre no site www.passoseguro.com.br e conheça essa querida Escola, instalada há 23 anos no bairro da Mooca, em São Paulo-SP que, ao longo desses anos, tornou-se referência em Ed. Infantil na região.

Não hesite em postar seus comentários. Basta clicar em Nome/URL, digitar o seu nome, e postar.
Vale salientar que para postar comentários você precisa usar um navegador mais avançado, como
Mozilla, Forefox, Google Chrome. O Internet Explorer não suporta.

Todos os comentários são muito bem vindos!

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Reflexões - No meu tempo... hoje...


A primavera chegou e com ela o frio. Esses dias estava brincado com umas amigas que alguma coisa aconteceu no planeta que ninguém se deu conta. Acho que as placas tectônicas se moveram e mudamos de hemisfério sem perceber. O inverno está chegando, como deveria ter ocorrido em junho. E quem não tinha tirado um casaco sequer do armário, já o fez essa semana. São tantos gorros, cachecóis, meias de lãs, calças de lã, luvas que chega a dar dó da criançada chegando às 7 horas da manhã por aqui.
E os lojistas de shopping? Estão enlouquecidos. Monta vitrine, desmonta vitrine. Promoção de inverno, como assim???
A bem da verdade o mundo está mesmo virado do avesso. O clima é só um dos reflexos dessa inversão de tudo o que vivemos.



Freud, se estivesse vivo, estaria desacreditado com o rumo que as coisas tomaram. Pra mim, Priscila, a pior das inversões tem sido a do valor humano. E isso é nítido nas nossas crianças. 
Esses dias tive um "piti" com os meus filhos ao sair do elevador do prédio: entraram 2 vizinhos, cumprimentaram os 2 e eles ignoraram. Eu, na minha infinita paciência, insisti para que respondessem e um dos vizinhos retrucou, dizendo: ah deixa, são só crianças.
Como assim só crianças? Lembro-me da época do meu avô, que todos pediam a bênção antes de entrar em casa. Meus filhos não falam bom dia?
Peguei os 2 no carro e comecei o sermão:
"É o seguinte, prestem bem atenção: educação se aprende em casa, na escola se aprende a ler, escrever, entender sobre o mundo, a natureza, o universo. E vocês estão se saindo muito mal educados. Eu fico extremamente chateada quando uma pessoa cumprimenta vocês e ninguém responde. Falar bom dia, boa tarde, boa noite, tchau, obrigada, por favor, é E-D-U-C-A-Ç-Ã-O.  Vocês não precisam conversar com as pessoas para serem educados. Mas precisam fazer uso dessas palavras. Entenderam? (os 2 balançaram a cabeça afirmativamente). Portanto, daqui pra frente, eu quero ver meus filhos educados. Vamos combinar?"
Agora, basta um olhar para que as palavrinhas mágicas saim da boca deles. E o porteiro já está até encantado com o pequeno que encosta no portão e diz: "Abre pra mim, por favor". E depois que ele abre, o mesmo finaliza com um "obrigado". 
Na época dos meus avós, quando colocávamos comida no prato, tínhamos que comer. Era falta de educação deixar comida sobrando. Hoje, cada um faz o que quer. Quer comer, come. Não quer, tudo bem. 
Tudo bem? Então por que pegou tudo isso? Você tem que aprender que se come com a boca e não com os olhos. É isso que eu ensino para os meus. Coloca-se no prato o que se consegue ou se está disposto a comer. Se gostar ou não estiver satisfeito, repita. Mas não desperdice. Há muita gente passando fome por aí para jogarmos comida no lixo. E é muito triste jogarmos fora aquela lazanha gostosa que a vovó ou a tia da escola preparou com tanto carinho.
Quando meus avós eram vivos, lembro-me que ninguém os desrespeitava. Quer seja pela idade, pela maturidade, pela hierarquia. Hoje filho manda em pai/mãe descaradamente: "O que temos pro jantar? Frango! Eu não gosto de frango. Faz um miojo pra mim." E a mãe vai e faz.  Ou então, "hoje é aniversário da bisa, vamos  visitá-la"... "Eu não vou". "Você que sabe". Você que sabe? Você sabe o que é ter uma bisavó? Realmente não deve saber. 
Esses dias eu ouvi um amigo dizendo que na escola do sobrinho dele está tendo muito problema de bullying. Os maiores roubam os lanches dos menores, jogam  no lixo, cospem, chutam. Prendem os menores no banheiro e ninguém faz nada. E eu pergunto: E a tua irmã também não faz nada? Ah, mas a escola é tradicional no bairro, bem conceituada. Todos adoram. Adoram? Como assim? Que escola que estamos escolhendo para os nossos filhos?  Só porque é tradicional ou famosa por passar no vestibular? E o valor humano? E o respeito ao próximo? E a compaixão? Na minha época, escola boa era aquela que ensinava valores humanos. Que nos obrigada a ouvir o Hino Nacional com respeito, pedir licença para entrar, jogar o papel higiênico no lixo do banheiro. E na época dos meus avós então, era palmatória, ajoelhava-se no milho, castigo de costas no canto da sala.
Essas pequenas coisas justificam porque um Michel Teló faz tanto sucesso, porque um livro de narrativa fraca e confusa, diga-se de passagem, e conteúdo duvidoso vende mais de 10 milhões de cópias em poucos meses, porque ouvimos tantas notícias trágicas entre pais e filhos...
Portanto, caros pais, vamos pensar que legado estamos deixando aos nossos filhos. E no que os estamos transformando. Tenho certeza que essa não era uma preocupação dos meus avós, mas é uma constante minha.

Priscila Zunno Bocchini

Nenhum comentário:

Postar um comentário