Total de visualizações de página

Bem-vindo ao Blog do Berçário Pé Pequeno!

Criamos este espaço para que nossos papais, mamães, colaboradores e demais interessados
possam trocar informações sobre o desenvolvimento dos bebês, rotina escolar, assuntos relacionados
ao universo infantil e tudo mais que surgir de inquietação, dúvida, medo, alegria, felicidade, etc, etc, etc...

Ah, você ainda não conhece o Pé Pequeno?
A hora é agora! Entre no site www.passoseguro.com.br e conheça essa querida Escola, instalada há 23 anos no bairro da Mooca, em São Paulo-SP que, ao longo desses anos, tornou-se referência em Ed. Infantil na região.

Não hesite em postar seus comentários. Basta clicar em Nome/URL, digitar o seu nome, e postar.
Vale salientar que para postar comentários você precisa usar um navegador mais avançado, como
Mozilla, Forefox, Google Chrome. O Internet Explorer não suporta.

Todos os comentários são muito bem vindos!

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Educação e Escolariazação

Hoje tive o privilégio de participar de um evento sobre educação, com dois excelentes profissionais da área: Emilia Cipriano Cortez e Mario Sérgio Cortella.






A primeira falou sobre a educação infantil, mais específicamente para quem trabalha na área. Com muito louvor e leveza.


Mas o Cortella, ah o Cortella... Quem o conhece sabe o que estou dizendo (joga o nome dele no google e vejam o seu pequeno CV). 

Dos mais de 60 minutos de "aula" que ele nos deu, vou selecionar um pedaço para compartilhar com vocês:


Segundo ele, dois adventos da modernidade que mais atrapalharam a vida da família foram o microondas e a facilidade da aquisição dos produtos tecnológicos. 

Não que o microondas não seja prático, pelo contrário, a praticidade é tanta que afasta as pessoas. Antes, as pessoas se reuniam para cozinhar, colocar a mesa, aguardar para comerem juntas a comida fresquinha e quentinha. 
Hoje, quanto menos se faz, melhor. Cada um come em um horário, pois fica fácil esquentar a comida no microondas quando "bate" a fome. Ninguém mais senta pra comer junto, não se reune para cozinhar junto. E era justamente nesse momento, de todos reunidos à mesa, que se falava sobre o dia, que se discutiam assuntos, que se aprendiam coisas. 
Hoje se come vendo tv, ouvindo ipod, acessando o facebook ou os emails.  Era durante o jantar que os pais ensinavam os filhos sobre como se portar à mesa, como segurar um garfo ou não comer com as mãos. Sobre como é educado comer de boca fechada ou como não é educado comer toda a batata frita sem deixar para os outros. Que devemos esperar todos terminarem para comer a sobremesa e que não é nada bonito colocar mais comida no prato do que se pode comer.
Essas noções de convivência e de educação se perderam com o tempo. Hoje os pais nem têm tempo para observarem seus filhos comendo, quiçá corrigi-los ou educá-los em seus comportamentos.
Com a redução dos preços dos artigos antes considerados de luxo, como a TV, a casa que se reunia na frente da única TV, na sala, para assistir o telejornal ou a novela, passou a se desmembrar em quartos. Cada quarto com a sua TV, cada TV com o seu programa favorito. Com isso, o exercício da escolha coletiva, do preocupar-se com o desejo do outro, do viver em comunidade, perdeu-se.
Com tudo isso, não nos damos conta de quantas coisas estamos perdendo. 

Como ele mesmo disse: Não existe falta de tempo, existe prioridade. 
Se vocês priorizarem o jantar em família, o banho nas crianças, a democratização da TV e do rádio do carro, bem como tantas outras coisas, vocês estarão contribuindo para o desenvolvimento social, afetivo e emocional de seus filhos e seus de maneira saudável e educativa. Pois, trancrevendo suas palavras hoje: "na escola não se faz educação, se faz escolarização".
A escolarização é uma das partes da educação, mas não é a única. Educação se faz em casa, na escola, com os amigos, familiares, cada qual contribuindo de sua forma para a formação do sujeito. 

Terceirizar a educação dos filhos é uma das novidades da sociedade atual, mas nada eficaz quando se tem em mente que não vai ser a escola ou a babá quem vai ser, exclusivamente, responsável por ela. É também o exemplo dentro de casa,  o afeto atribuido às situações e ações, o acolhimento nos momentos de necessidade.

 É por essas e outras que a Escola procura fazer a sua parte, estimulando que a criança faça ao menos uma refeição com os pais, não incluindo no pacote o valor do jantar. 

É por essas e outras que procuramos partilhar conhecimentos, experiências, vivências, conceitos com a comunidade com o um todo. 
É visando tudo o que há de melhor que possamos oferecer aos nossos Pés Pequenos que nos preocupamos, como eu aqui ao escrever esse texto, em dividir os aprendizados e orientar vocês, pais, na árdua tarefa de educar um filho.


Bom final de semana,


Priscila Zunno Bocchini

Nenhum comentário:

Postar um comentário