Total de visualizações de página

Bem-vindo ao Blog do Berçário Pé Pequeno!

Criamos este espaço para que nossos papais, mamães, colaboradores e demais interessados
possam trocar informações sobre o desenvolvimento dos bebês, rotina escolar, assuntos relacionados
ao universo infantil e tudo mais que surgir de inquietação, dúvida, medo, alegria, felicidade, etc, etc, etc...

Ah, você ainda não conhece o Pé Pequeno?
A hora é agora! Entre no site www.passoseguro.com.br e conheça essa querida Escola, instalada há 23 anos no bairro da Mooca, em São Paulo-SP que, ao longo desses anos, tornou-se referência em Ed. Infantil na região.

Não hesite em postar seus comentários. Basta clicar em Nome/URL, digitar o seu nome, e postar.
Vale salientar que para postar comentários você precisa usar um navegador mais avançado, como
Mozilla, Forefox, Google Chrome. O Internet Explorer não suporta.

Todos os comentários são muito bem vindos!

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Crianças e TV - uma combinação benéfica?

Começo o post de hoje desejando um Feliz 2012!
Espero que todos tenham aproveitado bastante (ou ainda estejam aproveitando) para voltarem com a corda toda pra escola.

O nosso blog vai tomar outra forma agora. Antes quando éramos apenas emails, a participação de vocês era muito mais frequente. Agora que podemos compartilhar idéias, aprender uns com os outros, vocês sumiram :(
Então, decidimos abrir espaço para discussões. Além de tudo que já fazemos. Participem! É só clicar em comentar e vocês podem se identificar ou não, fica a critério de vocês!

Como estamos no mês de férias escolares para muitas crianças, após assistir uma conferência da Beatriz Rosemberg, responsável pelo núcleo de produção infantil da TV Cultura, resolvi reunir algumas informações para trocar umas idéias com vocês.
Todos sabem que a criança, desde muito cedo, fica fascinada com os programas televisivos. Especialmente os que têm muitas cores, músicas, movimento. Nos EUA, inclusive, existe um canal que passa 24 horas por dia programação exclusiva para bebês de 6 meses à 3 anos. Filmes, como "Baby Einstein" e "Bebê Mais", foram criados, partindo de preceitos pedagógicos e psicológicos, visando estimular os bebês que os assistem.
Eis que surge a pergunta que não quer calar: será mesmo necessário esse tipo de informação advinda da tv?
Com que frequencia e em que momentos você deixa o seu filho assistindo tv? Você costuma assistir com ele, ou aproveita esse tempo pra fazer a janta, ler seus emails, varrer a casa?

Quero saber a opinião de vocês.


Abraços,

Priscila

7 comentários:

  1. Então, em homenagem ao "quase fim" da era berçário, vou ser a primeira a comentar!
    Matheus (quaaaase 2 anos) não assiste TV, por puro desinteresse.... como não liguei a TV "só pra ele" até 1 ano e pouquinho, ele só presta atenção nas aberturas das novelas e olhe lá... não gosta de nenhum desenho do discovery, patati blablabla (detesto, confesso!), ainda não tem nenhum personagem idolatrado... agora DVD musical, é com ele mesmo...palavra cantada, adriana partimpim, clipes cocoricó... ele AMA.
    Bom, minha experiência é essa...se não "oferece", penso que eles não ficam obcecados e vidrados na TV, video-game e outros aparatos tecnologicos modernos...já vi criança da idade dele mexendo em I-Pad...
    Ah, e pra fazer a janta e varrer a casa, escala o papai ou fica cantando com o filho na cozinha!
    Beijos e Feliz 2012 a todos os Pés-Pequenos!
    Lilian Rosa

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde,
    Eu assisto uma boa parte de TV com o meu filho, mas também aproveito enquanto ele esta assistindo para fazer a comida, lavar a louça, roupa, enfim, arrumar nem que seja só um pouco a casa.

    Uma boa tarde à todos.

    ResponderExcluir
  3. Nós pais já tivemos esta discussao em casa, ou seja, já falamos sobre este tema, chegamos a conclusao de que TV também é parte do aprendizado, porém tem sua hora para acontecer e sua programaçao deve ser escolhida de acordo com o que desejamos passar para nossa filha. Nao há uma regra sobre se ela verá TV sozinha ou acompanhada, a regra é por quanto tempo e quantas vezes por semana a mesma será ligada. A realidade da cidade em que vivemos nao é possivel alienar nossos filhos, queremos que nossa filha tenha vida social e tenha conhecimentos é necessário para o aprendizado que ela tenha acesso a livros, revistas, jornais, TV e internet, talvez se vivessemos em outra cidade ou se tivessemos um outro tipo de vida alguns destes itens seriam desnecessarios.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto de saber o que os meus filhos assistem, portanto fico com eles. Fizemos juntos umas regrinhas do que e quanto assistir na TV, jogamos no papel e tem funcionado muito bem...vivemos em paz.

    ResponderExcluir
  5. Eu e o bebê assistimos juntos a videos educativos e musicais.Não dura muito tempo, preferimos brincar no quarto dele para que ele possa construir seu conhecimento. Aproveito quando ele tira um cochilo para fazer tarefas domésticas, ler emails, etc... Bjão

    ResponderExcluir
  6. Minha filha já sabe ligar e desligar a tv, então, mesmo quando não ligo e não estou por perto, ela vai lá e liga!!! Mas para o bebê não querer assistir tv, os pais tem que fazer alguma atividade com eles, dar atenção.

    ResponderExcluir
  7. Adorei a participação de vocês nesse tópico. Realmente, eu acredito que se racionarmos o uso da TV e fizemos escolhas seletivas, ela pode nos beneficiar sim. Mas também acho que os gostos infantis alternam de acordo com a idade e fase em que se encontram. Não necessariamente o que eles se interessam hoje, será do interesse deles amanhã. De qualquer forma, também acho que temos que estar cientes do que nossos filhos assistem na TV ou navegam na internet.

    ResponderExcluir